REUTERS/Juan Medina
Como todos sabem - se você ainda não, vai saber agora -, o Barcelona venceu o Real Madrid nesta quarta-feira, jogando no Santiago Bernabéu, e se classificou para a final da Copa do Rei. Convenhamos cá entre nós: essa história de Barça vencendo na casa do maior rival não é lá uma tremenda novidade. Muito pelo contrário até, tem sido cada vez mais frequente nos últimos anos.
Acontece que, nos clássicos deste século, o Barcelona saiu vencedor mais vezes jogando no Santiago Bernabéu do que no Camp Nou, seu palco. É como se o clube catalão se sentisse mais à vontade na casa do Real.
— Foto: Infoesporte
Reviramos um pouco o fundo do baú, então, e trouxemos outras vitórias inesquecíveis do Barcelona em pleno Bernabéu. São jogos que vão desde a reverência à atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho aos show de Lionel Messi. Confira!
2005 - O Bernabéu se rende a Ronaldinho
O jovem Lionel Messi, então com 18 anos, já era titular do Barcelona àquela altura. Mas o dono do time na ocasião respondia pelo nome de Ronaldinho Gaúcho. Em uma das maiores atuações da carreira, o brasileiro destruiu o jogo válido pelo temporada 2005/06 do Campeonato Espanhol. Eto'o abriu o placar no primeiro tempo de biquinho após a assistência de Messi, e depois disso só deu Ronaldinho. No primeiro gol, o craque partiu no contra-ataque ainda do meio de campo, deixou Sergio Ramos e Rafa Márquez para trás e bateu no canto de Casillas. No segundo, passou como quis novamente por Sergio Ramos e estufou as redes com a categoria de sempre. O show foi tamanho que a própria torcida do Real aplaudiu o jogador.
Ronaldinho passa como quer por Sergio Ramos no clássico de 2005 — Foto: Arquivo
2009 - Passeio do Barça de Guardiola
A maior vitória do Barcelona no Bernabéu neste século foi em maio de 2009, na primeira temporada sobre o comando de Pep Guardiola. E foi um baile do time catalão. O Real Madrid até abriu o placar com Higuaín, mas o Barça virou em seis minutos e humilhou o maior rival. Henry e Messi marcaram duas vezes cada, enquanto os zagueiros Puyol e Piqué fecharam a goleada por 6 a 2.
Barcelona de Pep Guardiola goleia o Real Madrid por 6 a 2 em 2009 — Foto: STR / AFP
2011 - O gol antológico de Messi na Champions
Pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, Real Madrid e Barcelona se enfrentaram em abril de 2011, e Lionel Messi colocou a partida no bolso. Foi um confronto bastante equilibrado, e bem verdade. Mas o craque argentino decidiu a parada para os catalães no segundo tempo. O primeiro gol bastante simples, completando o cruzamento de Afellay pela direita. O segundo foi histórico. Ele partiu quase do meio de campo, deixou Sergio Ramos, Albiol e Marcelo para trás e tocou de direita para o fundo das redes. Um golaço para fechar a vitória por 2 a 1.
Messi corre para comemorar o golaço marcado sobre o Real Madrid em 2011 — Foto: DANI POZO / AFP
2014 - Hat-trick do camisa 10 blaugrana
Acostumado a brilhar nos clássicos, Messi teve uma de suas maiores atuações na temporada em que o Real Madrid saiu da fila na Liga dos Campeões. Meses antes dos merengues brilharem no continente, sofreram a decepção de uma derrota de virada no Santiago Bernabéu, depois de superar uma desvantagem e chegar a vencer por 3 a 2. Messi marcou três gols e comandou um triunfo que parecia improvável até o camisa 10 ter dois pênaltis para cobrar, um deles a seis minutos do fim: 4 a 3.
Messi marcou três gols em clássico no Santiago Bernabéu — Foto: DANI POZO / AFP
Brilho de Neymar e Suárez
A segunda temporada de Neymar no Barcelona foi para lá de vitoriosa, com o time comandado por Luis Enrique conquistando a Liga dos Campeões e também o título espanhol. E a campanha blaugrana em La Liga contou com uma vitória histórica fora de casa no clássico: uma goleada por 4 a 0 sem Messi de titular. Luis Suárez abriu o placar, e Neymar conseguiu balançar as redes no principal duelo do futebol espanhol. Luisito e Iniesta fizeram os outros dois.
Neymar e Suárez brilharam no clássico de 2015 — Foto: Reuters
Messi exibe a 10 para o Bernabéu
Uma das últimas vitórias marcantes do Barcelona na casa do Real Madrid contou com uma atuação diferenciada de... Messi. O argentino voltou a ser decisivo no clássico do segundo turno da temporada 2016/17 e marcou dois gols, um deles nos acréscimos, garantindo o triunfo minutos depois dos merengues conseguirem um empate. Mas o mais marcante foi a comemoração do astro, que foi perto da arquibancada, tirou e exibiu sua camisa 10 diante dos xingamentos.
Comemoração de Messi entrou para a história do clássico — Foto: EFE
Comentários
Postar um comentário